Dieta sem glúten

Por 20 de setembro de 2017Chef Fit Online, Sem categoria

Hoje vamos falar  de um assunto que já há alguns anos é moda: a dieta sem glúten!!!

Várias mulheres famosas já aderiram a ela e lhe atribuem o sucesso do corpo perfeito!!! Aposto que vocês já ouviram falar dela né??

Pois bem: o glúten é uma proteína encontrada no trigo, na cevada, no centeio e no malte, que não possuí valor nutricional, mas que dá aos alimentos elasticidade e viscosidade (sabe àquele bolo fofinho?? é graças ao glúten presente na farinha de trigo!).

Então, qual é o problema do glúten?

É que grande parte da população é sensível a ele, uma vez que essa proteína é capaz de desencadear um processo inflamatório nas células, prejudicando o bom funcionamento do organismo, podendo, entre outras coisas, prejudicar a absorção dos nutrientes, causar dificuldades digestivas, inchaço abdominal, celulite e, consequentemente, o acúmulo de peso.

Dessa forma, uma dieta sem glúten só traz benefícios aos seus adeptos e ainda auxilia no emagrecimento e no bom funcionamento do organismo como um todo, inclusive no aspecto geral da pele e na performance esportiva.

O grande desafio dessa dieta é justamente encontrar os substitutos, principalmente, à farinha de trigo.

Mas hoje em dia isso já não é mais tão difícil e encontramos facilmente substitutos à altura do trigo até nos supermercados!!!

Assim como o polvilho, o amido de milho, o trigo sarraceno, o arroz e a mandioca (quem aí gosta de tapioca??) não possuem glúten, e estão liberadas (com moderação) na dieta!

Além disso, é possível encontrar uma infinidade de produtos sem glúten nas casas especializadas, tais como: farinha, pães, torradinhas, empadas, pizzas, biscoitos e bolos!!

Pensando nisso, todos os Cursos do Chef Fit Online são com receitas livres de glúten!!

Quer um exemplo, nossa Chef Doris Gomes selecionou um receitinha deliciosa para vocês perceberem como é fácil, saudável e gostoso preparar suas próprias refeições livres de glúten.

Muffins sem glúten (4 unidades)

Ingredientes:

  • ½ xícara de farinha de arroz ou farelo de quinoa
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de bicabornato de sódio
  • ¼ xícara de leite vegetal
  • 3 colheres de sopa de adoçante culinário
  • ¼ de xícara de suco de laranja
  • 1 ovo batido
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • ½ xícara de gotas de chocolate

Modo de Preparo:

Misturar todos os ingredientes, deixando as gotas de chocolate e o fermento por último. Encher ¾ da forminha de papel ou de silicone própria para muffins e assar por aproximadamente 16 minutos em forno médio (180 graus).

Deixe um comentário