Alimentos termogênicos

Por 27 de setembro de 2017Sem categoria

Alimentos termogênicos são àqueles capazes de acelerar o nosso metabolismo, uma vez que promovem um aumento da nossa temperatura corporal e, consequentemente, aumentam o gasto energético e a queima calórica, auxiliando o processo de emagrecimento (desde que combinados com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos).

Conforme nos explica a nutricionista Patrícia Oliveira “Os alimentos termogênicos apresentam um maior nível de dificuldade em ser digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão. Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura, porém existem alguns que se destacam mais que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado.”

Esses alimentos ganharam fama, justamente, por sua capacidade de acelerar o metabolismo, mas seus benefícios não param por aí!!

Além de potencializar a queima calórica e eliminação de gordura abdominal, os alimentos termogênicos melhoram a circulação sanguínea, abaixam os níveis de glicose, fortalecem o sistema imunológico, previnem doenças como câncer de colón e ovário, auxiliam na prevenção e tratamento de gripes e resfriados, e estimulam o bom funcionamento gastrointestinal.

Aposto que vocês já estão querendo saber que alimentos tem essa propriedade termogênica, acertei?? Vamos lá:

– Pimenta

– Gengibre

– Canela

– Óleo de Coco

– Vinagre de maça

– Chá verde

– Verduras escuras (exemplo: couve, mostarda, acelga)

– Café

– Carnes e peixes, ente outros

E como esses alimentam funcionam então??  A Patrícia nos explica, citando como exemplos a pimenta e o gengibre!

“A capsaicina é o componente ativo das pimentas. O consumo desse aditivo aumenta a salivação, estimula a secreção gástrica e a motilidade gastrointestinal, proporcionando uma sensação de bem-estar e induz a redução na repetição da ingestão alimentar. Já o gengibre é um alimento o qual possui um baixo valor calórico, além de conter alguns minerais importantes (como magnésio e potássio) e vitaminas (folato e vitamina B6). O gingerol é uma das substâncias ativas presentes no gengibre com ações benéficas ao organismo: antioxidante, antifúngico, antiinflamatório, analgésico, antipirético, além disso, ele também é conhecido por sua ação termogênica, auxiliando na perda de peso.”

O ideal é inserir esses alimentos na dieta e consumi-los, no mínimo, duas vezes ao dia!! Uma dica simples e fácil e utiliza-los como tempero, ou então através de chás (principalmente a pimenta, o gengibre, a canela e o chá verde)!

É claro que nos Cursos do Chef Fit Online esses ingredientes termogênicos estão sempre presentes nas receitas que nossa Chef Doris Gomes vai ensinar para vocês.

Os alimentos termogênicos podem ser consumidos por qualquer pessoa, porém pessoas hipertensas, que sofrem de insônia e ansiedade, portadores de doenças cardíacas, com distúrbios na tireoide ou que sofram de problemas intestinais devem ficar atentos e consumi-los conforme orientação médica.

E então, pequenas mudanças que trarão vários benefícios pra nossa saúde hein!!

 

Colaboração:

Dra. Patrícia Oliveira – Nutricionista Biomolecular

CRN 8057

 

Deixe um comentário